quinta-feira, 13 de maio de 2010

Tony Osanah, um brasileiro genuíno.


Show no The Old Barr com Tony Osanah & Mmaggie
Era mais uma noite de estar ali. No Feitiço Mineiro. Comemos pastéis de queijo e salaminho no camarim. Por conta disto, abri a primeira longneck, acendi um Marlboro enquanto proseava com Lino Japex. Lá pelas dez, pluguei o Martin. Foi aí que ele entrou no bar. Um sujeito de cabelos longos e grisalhos, vestido de camisa branca e colete de couro com apliques indígenas de metais. Lembrei na hora de um daqueles cantores country dos anos 70.
Olhei por baixo da aba do meu chapéu e ouvi:
- Uma banda country em Brasília? – Disse ele, com sotaque castelhano.
Eu não sabia, mas o cabeludo era Sergio Jorge Dizner o Tony Osanah, que aportou no Brasil em 1966. Para fugir da truculenta ditadura argentina deixou Buenos Aires naquele momento. Um ano depois, já tocava no Beco - famosa casa de shows paulistana, dirigida por Abelardo Figueiredo - ali, conheceu Caetano, Gil e Elis, entre outros. Depois de aventuras e peripécias mil nas ondas do rock e da MPB e já se considerando um brasileiro genuíno, se mandou para Europa. Agora estava ali, enquanto eu cantava as primeiras canções do set já sem prestar atenção em letra alguma. Foi quando apareceram outras mulheres indo na direção deles.
Enquanto a banda tocava com altura de bossa nova, uma mulher não muito alta e magra, com ar de distinção, cantava junto com o cabeludo, as canções americanas do repertório
Paulo Steel, Keyla Montenegro e amigos no The Old BarrAquilo me deixava bastante intrigado. Pois não eram músicas conhecidas.
Paulo Ajeitou-se no pedal steel, tocamos mais uma música da gente – O Alforje - e pude observar o olhar de admiração do cabeludo.
- Bravo! - Disse, ele. Opa! Fiquei mais relaxado. Ao lado dele as mulheres riam e bebiam vinho tinto

3 comentários:

  1. Oi,

    gostaria muito de entrevistar Tony Osanah. Vocês têm algum contato dele por e-mail?

    Abraços,
    Felipe - febeavis@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Sou um amigo que perdeu o contato com o tony, pergunto a mesma coisa, vcs tem um e-mail ou tel para eu poder contacta-lo?
    um abraço a todos.

    Libero
    liberomart@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. SOMOS DOS AMIGOS DE TONY OSANAH DE LOS AÑOS 60.Y PERDIMOS CONTACTO CON EL.¿TENDRAN UN E MAIL O TELEFONO PARA DARME.?SALUDOS Y GRACIAS.

    ResponderExcluir