quinta-feira, 13 de maio de 2010

As guitarras de Wiesbaden


Gabriel,Victor Lacombe, Ray Titto, Carlos Saraça e Tony Osanah
... Pouco tempo atrás uma assistente social convidou Tony Osanah para tocar nas prisões de Wiesbaden e Halfeld, na região de Fulda, perto de Frankfurt.
- Fui lá sem pensar na grana ou receber qualquer coisa. Lá encontrei rapazes com mais de 17 anos detidos em penitenciárias ao lado de adultos (a lei local permite) que pediram para ensiná-los a tocar guitarra. Claro que eu aceitei. Ninguém tem muita paciência com esses jovens. Mas, nessa parceria, saiu até um disco deles, que produzi em 1999. Disse ele, com orgulho.
Logo, estava dando aulas de espanhol na cadeia. Tony fala sete idiomas e é um grande luthier. Fabricou guitarras personalizadas para Roger do Ultraje a Rigor, e para Marcelo Frommer dos Titãs. Osanah tem uma longa história de amor pelas Gianninis dos anos 70, por isso fazia várias visitas ao prédio da antiga fábrica de instrumentos, na Vila Leopoldina, em São Paulo e assim tornou-se amigo do italiano Giorgio Cohen. O dono da Giannini ficou arrebatado com o entusiasmo de Tony pelas Stratosonics. Daí veio um bom contrato como supervisor de qualidade.
-Comecei aí a idealizar novos modelos de guitarras e criei um projeto audacioso. Victor Lacombe e Tony Osanah no bar Lapa... Hoje, na cadeia juvenil de Wiesbaden, cerca de 700 jovens alemães e outros 300 adultos fabricam boas guitarras com os ensinamentos de Osanah. Os alunos têm uma marcenaria para produzir suas guitarras. Muitos desses jovens são de origem russa e considerados violentos. Mas mudaram após o contato com a música, garante o novo professor.
- Certa vez, dois desses jovens russos foram encontrados desolados e o motivo é que haviam recebido o alvará de soltura. Chateados, pediram a Osanah que falasse com o diretor da cadeia. Queriam ficar mais dez dias presos.
- Eles só queriam sair de lá com as suas guitarras. – Disse Tony.
O diretor, um alemão forte de olhos azuis e 70 anos, ficou comovido. Em 35 anos de trabalho naquele presídio, afirmou nunca ter visto uma cena daquelas. E cedeu. O caso mereceu um registro histórico no prontuário do presídio. E eles só saíram de lá com suas guitarras em mãos.
- Tony, não seria você o Cavaleiro de Aruanda? - indagou Carlos Saraça.

Veja Tony Osanah cantando e tocando sua guitarra feita em Wiesbaden no canal da banda Rioclarohttp://www.youtube.com/user/Rioclarocountryband

Nenhum comentário:

Postar um comentário