terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Rock Rural - Zé Rodrix



O cantor e compositor Zé Rodrix, 61, morreu na madrugada de 22 de maio de 2009, em São Paulo. O músico se sentiu mal em casa e foi levado às pressas ao Hospital das Clínicas.
Rodrix, cujo nome de batismo é José Rodrigues Trindade, apareceu para o grande público em 1967, em um festival da Record.
Sua carreira ganhou destaque nos anos 70, quando trabalhou com o grupo Som Imaginário --banda criada para acompanhar uma turnê de Milton Nascimento-- e ao lado dos músicos Sá e Guarabyra. O trio se transformou em ícone do chamado "rock rural". O primeiro sucesso de Guttemberg Guarabyra veio em outubro de 1967, quando fica em primeiro lugar no Festival Internacional da Canção com a música Margarida apresentada com o Grupo Manifesto, do qual fazia parte. Já Luiz Carlos Sá teve seu primeiro grande sucesso gravado por Peri Ribeiro em 1966, "GIRAMUNDO". Eram artistas solo até os dois formarem, juntamente com Zé Rodrix (que antes era do grupo Som Imaginário), a banda de Sá , Rodrix & Guarabyra alcançou o sucesso a partir de 1971, gravando dois LPs pela Odeon —Passado, presente e futuro e Terra — e se apresentaram, em julho de 1972, em um espetáculo no Teatro Opinião, no Rio de Janeiro, seguido de espetáculos e aparições na televisão. Nessa época receberam prêmios de publicidade pelo jingle "Só tem amor quem tem amor pra dar", criado para a Pepsi. Nas décadas de 80 e 90, Rodrix abandonou a carreira musical para se dedicar à publicidade e mesmo assim, escreveu mais um grande "Rock Rural" para a campanha publicitária de uma conhecida caminhonete. Zé havia deixado a banda em 77, desde então a formação passou a ser Sá & Guarabyra em definitivo. Gravariam ainda pela Odeon os LPsNunca (1973) e Cadernos de viagem (1975). A dupla fez grande sucesso nas décadas de 1970 e 80, com as canções Dona e Espanhola, composta com Flávio Venturini. Em 2001 houve o retorno de Zé Rodrix, gerando o primeiro DVD do Trio: "OUTRA VEZ NA ESTRADA" e em 2009 o lançamento do quarto disco reunindo o Trio: "AMANHÃ".
Entre as canções mais famosas de Zé Rodrix estão "Casa no Campo", famosa na voz de Elis Regina, "Mestre Jonas" e "Soy Latino Americano".
Em 2001, voltou a se reunir com os companheiros Sá e Guarabyra para uma apresentação do "Rock in Rio". No mesmo ano, o trio lançou um DVD ao vivo, reunindo seus maiores sucessos: "Sá, Rodrix & Guarabyra: Outra Vez Na Estrada - Ao Vivo".


Fonte - Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário