segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O 'pré-rock rural' da banda Os Primitivos, de Brasília



Os Primitivos foi o primeiro grupo de Brasília a gravar fora da cidade. Lançado em 1967, seu primeiro e único disco, 'Os Primitivos no Iê-Iê-Iê', antecipava-se à fusão do rock com ritmos regionais que Rogério Duprat tentara alguns antes, em São Paulo, com o pré-Mutantes, O'Seis. Como uma espécie de “pré-rock rural”, o álbum traz versões folk-rock para clássicos como ‘Asa Branca’, 'Peguei um Ita no Norte' e ‘Oh, Suzana’. O LP tem duas capas, o que ainda hoje leva colecionadores a buscar um "segundo" e inexistente título da banda.

O repertório do disco era formado por canções folclóricas, nacionais e americanas, em versão “beatle/jovem guarda”, com toques de Byrds. Além das canções tradicionais, o disco ainda incluía uma composição própria – ‘O Gato’, autoria de Carlos Alberto e Edson. No mesmo ano, além do LP, tiveram a música ‘Mulher Rendeira’ incluída na coletânea ‘Os Novos Reis do Iê Iê Iê’ (Volume 3, ao lado de Ronnie Von, The Brazilian Bitles e Márcio Greyck, entre outros).

Um dos pioneiros do rock da cidade, e o mais famoso grupo de rock e Jovem Guarda de Brasília, Os Primitivos foi formado em 1966, por Everardo (Everardo Sales Correia) na bateria, Carlos Alberto (Carlos Alberto Pereira) nos vocais, Edson (Edson Câmara Sampaio) na guitarra-base, Luizinho (Luiz Felipe) na guitarra-base, Armandinho no contrabaixo e George (George Delanou Trindade Silva) na guitarra solo.

Com idades variando entre 15 e 17 anos, os integrantes do grupo ensaiavam na SQS 107, no Plano Piloto, em um apartamento vago, de propriedade do pai de Armandinho. Everardo vinha do grupo de dublagem/cover Harry Jones e Seu Conjunto e do grupo vocal The Weep's, enquanto George tinha tocado guitarra solo com Os Infernais e com Os Fantásticos. O grupo estreou em Brasília no programa ‘Passarela de Sucesso’, de Galeb Baufak, na TV Brasília, tocando músicas dos Beatles, entre elas ‘Help’ e ‘Ticket To Ride’, especialidade do grupo.

Em cinco meses de apresentações locais, o grupo foi para o Rio de Janeiro, onde, além de gravar, apresentou-se em programas de televisão, entre eles ‘Festa do Bolinha’ (Bolinha, TV Rio), ‘Símbolo’ (Erlon Chaves, TV Rio), ‘I Love Lúcio’ (Arlete Chaves e Lúcio Mauro, TV Tupi) e ‘Chacrinha’ (TV Globo), entre outros. Nesse período, o grupo gravou seu primeiro e único LP, pela gravadora Polydor, também o primeiro registro de um grupo de Brasília.

Depois de apresentações no Rio de Janeiro, o grupo retornou a Brasília, contrariando a orientação de Guilherme Araújo (o mesmo de Caetano Veloso e Gal Costa), empresário e produtor indicado pela gravadora para administrar a carreira do grupo. Os Primitivos separaram-se definitivamente em 1969, com uma parte de seus integrantes mantendo o grupo em atividade por mais algum tempo, atuando especialmente no circuito de bailes do Distrito Federal.

Fernando Rosa

Fonte:
www.senhorf.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário