quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Na janela, a estrada e o Cerrado.


A criança que fui chora na estrada.

Deixei-a ali quando vim ser quem sou;


Mas hoje, vendo que o que sou é nada,

Quero ir buscar quem fui onde ficou.

Ah, como hei-de encontrá-lo?

Quem errou A vinda tem a regressão errada.

Já não sei de onde vim nem onde estou.

De o não saber, minha alma está parada.

Se ao menos atingir neste lugar

Um alto monte, de onde possa enfim...

O que esqueci, olhando-o, relembrar,

na ausência, ao menos, saberei de mim,

E, ao ver-me tal qual fui ao longe, achar

Em mim um pouco de quando era assim.

Fotos Ray Titto

Fernando Pessoa

Agora é aqui! Mundialito de Três Tambores 2010



A Festa do Peão de Barretos deste ano conta com duas novidades para deixar o tradicional evento, que vai do dia 19 a 29 de agosto, ainda mais atrativo. A primeira é o Mundialito de Três Tambores, que pela primeira vez chega ao Brasil. A outra é a volta do Barretos International Rodeo, em sua 18ª edição, substituindo a Copa do Mundo de Montarias em Touro, realizada em 2009.
O Mundialito de Três Tambores será realizado na segunda metade do evento – dia 25 a 29 de agosto. Nele, os competidores montados a cavalos têm que contornar três tambores dispostos de forma triangular na arena no menor tempo possível. Cada país será representado por uma dupla (um homem e uma mulher).

- Esse Mundialito é a nossa principal atração. No Brasil, a prova tem um formato diferente, realizado tradicionalmente apenas por mulheres. Além do Brasil, as equipes de maior força mundialmente estão vindo. E ainda tivemos a surpresa da inscrição da equipe chinesa – disse Marcos Murta, presidente de Os Independentes, grupo que organiza a competição.

China, Itália, Austrália, Espanha, Estados Unidos, Panamá, Uruguai, Chile, Argentina, Paraguai e Brasil são os 11 países confirmados na disputa. Em 2009, a dupla brasileira André Coelho e Ana Paula Zillo foi campeã do Mundialito na Itália. Em 2010, Rafaela Laturraghe e Ronildo Morais representam o Brasil.

- Não existe nenhuma preparação especial. Isso não é um esporte pra mim, é minha profissão. Eu monto todos os dias. Pelo que eu vi do Mundial do ano passado, acho que os competidores americanos serão os nossos maiores adversários – afirmou Ronildo.

domingo, 8 de agosto de 2010

Conceição e as árvores nuas



Novamente agosto, de novo a névoa seca, a falta de chuvas e a baixa umidade relativa do ar. Há 73 dias não cai pingo d’água em Brasília e não há nenhuma previsão de relâmpagos ou trovoadas no céu da cidade. O que era verde ficou cinza, mas isso não significa que tenha perdido a beleza.


Não é mais uma paisagem de natureza viva, lembra natureza morta, mas de desvanecida não tem nada.
As árvores desfolhadas perdem o encanto bucólico de flora vicejante. Transformam-se por dois ou três meses em esculturas agrestes no projeto de Lucio Costa.
São a “carnadura concreta”, pegando emprestado o dizer de João Cabral de Melo Neto em A educação pela pedra.
As árvores nuas são obras barrocas de madeira crespa e emaranhada na cidade de linhas puras.


A desfolhação das espécies nativas ou adaptadas ao cerrado é uma estratégia de sobrevivência. Se os ursos hibernam em invernos glaciais, as árvores se recolhem nas secas do Planalto Central para economizar energia. O chefe do viveiro da Novacap, o engenheiro agrônomo Raimundo Moreira Lima Filho, explica que o desfolhamento “é a defesa da planta contra a falta de umidade”. Se ela mantivesse as folhas grudadas em si mesma, verdejantes, exercendo a sua função de fotossíntese, perderia muita água em tempo de escassez . Então deixa que elas sequem e caiam para que prossiga viva até a nova folhação. Sabe-se que as árvores do cerrado têm raízes profundas para que possam retirar dos veios d’água no fundo da terra o que lhes falta no ambiente externo.
Boa parte da imensa floresta de mais de 4 milhões de árvores presentes na urbanização pública de Brasília está hibernando. Parece morta, mas só está escondida, esperando as primeiras águas que, pelo histórico do Instituto Nacional de Meteorologia, só devem cair em meados de setembro — é a chuva do caju, a que apressa o amadurecimento do fruto. Até lá, teremos mais um mês, pelo menos, de esculturas frondosas de madeira verde por dentro e cinza por fora, solitárias, em conjunto ou em bosque, nos parques, nos eixos, nas vias, nas superquadras, nas cidades-satélites.
Tendo como guia o chefe do viveiro da Novacap, o Correio percorreu o Plano Piloto para encontrar barrigudas desfolhadas estourando painas no chão, imbiruçus sem folhas, mas com frutos e flores, um estupendo pequizeiro (no Setor Policial Sul) com meia dúzia de pequis temporãos. Nunca vi em Brasília nenhum de igual tamanho. Deve estar aqui desde antes de Pedro Álvares Cabral”, brincou o espantado Raimundo Moreira Filho. E milhares de pés de cambuí, árvore de copa generosa, formando bosques de bordados feitos de fios de madeira contra o céu de azul perfeito. O ensaio fotográfico é de Daniel Ferreira.
Por Conceição Freitas
Publicação: 08/08/2010

fotos: Daniel Ferreira

Festival São Rock e o Dia Internacional do Rock and Roll


Lá pela meia noite, entramos no palco. Logo depois de Rafael Cury. Que vestindo terno e cartola - quase um Zé Pilintra - mandou bem com seu vozeirão meio Joe Cocker.
O Festival já tinha sido incinerado pelas bandas Scania, Red Old Snake, Korina, Trampa, Os Dinamites e Celebration (Tributo ao Led).

Não foi por falta de aviso.
Elvis Presley Epiphone
Os cartazes diziam: “ Quando o mês junino acaba e os santos descansam, o DIABO faz a festa!”
... E o São Rock foi um Festa julina muito louca com comidas típicas e muito álcool para comemorar o Dia Internacional do Rock’n Roll.

O enorme gramado do Clube da Imprensa foi enchendo ao longo daquela bela tarde de inverno.
Antes da gente, Rolou a banda Celebration do bom Marcelo Marssal

Era impossível achar alguém que não pertencesse às conhecidas tribos e ouvir uma guitarra sem distorção.
Estávamos preocupados: tocar depois de tantas bandas da pesada era complicado...
O único violão da noite era o meu Elvis Presley Epiphone
Roqueiros estranharam... Eu disse: “Calma galera. Não se preocupem com o chapéu e o violão. A gente só vai tocar velhos Honk Tonks . E creditem: Assim começou o rock and roll.
Victor começou com a música Longneck. Primeiro a gente tocou as nossas... Daí, contamos a história do Rock tocando clássicos de Johnny Cash
Carl Perkins...
Lynnyrd Skynnyrd...
Allman Brothers...
Com versões feitas pela banda Rioclaro. Pela primeira vez não ouvimos "Toca Raul"... Incrível! E só por isso, fizemos uma homenagem ao Maluco Beleza com "Meu amigo Pedro"E os Rockers cantaram juntos: " Pedro onde cê vai eu também vou"
Depois disso, Grunges...
Indies...
Blueseiros...
Metaleiros...

Punks...
Góticos...
E Rockabyllies, dançaram como nunca. Ficamos felizes por isso.

Com inspiradas canções, Coyote Guará fechou a noite. A produção do São Rock foi bacana e nos sentimos honrados em participar de um autêntico festival de Rock and Roll... E para o nosso deleite: Não faltou Heineken Longneck.
Valeu Homem da Marreta!
Ray Titto

sexta-feira, 30 de julho de 2010

A festa Country mais bonita do Brasil, voltou!

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A Festa mais bonita de Brasília, voltou! White Horse Depois do Sol. O maior encontro de Cowboys, cowgirls, comitivas e grupos de dança do Cerrado com muita cerveja, whisky e churrasco. Tudo isso com direito ao mais belo por do sol na beira do Lago Paranoá e música country ao vivo. Apoio Olair Francisco, Chapéus Pralana e White Horse

Ler mais: http://events.myspace.com/Event/6356534/Depois-do-Sol#ixzz0sH3Fr86x

quinta-feira, 29 de julho de 2010

A Estrada e o Honky Tonk

Foto Miguel Mello

E lá estávamos nós, de novo, na estrada. Dia lindo, estrada longa, reta, deliciosa. Ray Titto preocupado com a velocidade que eu e Victor insistíamos em aumentar...Paulo e Renato no outro carro, felizes, com o vento nos cabelos. Foram 1.200km pra chegar à bela Niterói, onde faríamos um show memorável, relembrando antigas formações da banda, velhos amigos e muitas lembranças. No meio do caminho, Victor ao volante, Ray Titto como co-piloto e eu, atrás, tentando dormir um pouquinho, pra pegar no volante mais uma vez. Eles começam então a falar sobre o termo Honky Tonk, querendo saber mais, de onde surgiu, o que significa realmente. Sabíamos pouco sobre o assunto. Ao chegarmos ao pernoite (um hotel tenebroso, cheio de corredores e entradas estranhas), fui pro quarto e fiquei pesquisando no meu abençoado celular. Aí está então, o que é honky tonk e porque é tão forte sua presença na música da Banda.
O HONKY TONK (ou Honkatonk, honkey-tonk ou tonk) é um tipo de bar com música ao vivo comum no sul e sudeste dos EUA. O termo também é utilizado para vários estilos de música.
A origem do termo honky tonk é desconhecida. A fonte mais antiga que explica o termo é um artigo publicado em 1900 no New York Sun. Ali falava que o termo se referia ao som dos gansos, que atraíram um grupo de cowboys que acharam que o som vinha de um bar. Mas o termo já havia aparecido em publicações de 1892 e 1894, onde se referia a um estabelecimento para adultos no Texas. A porção “tonk” do nome pode ter vindo de uma marca de piano.Havia um fabricante de pianos que era a firma de William Tonk. Esses pianos eram feitos em Chicago e Nova York, e eram chamados de piano “tonk”.
O termo “honky” derivou do termo “hunky”, que era como eram conhecidos os imigrantes húngaros e poloneses. Os trabalhadores negros da época passaram a usar o termo ao se referirem a trabalhadores brancos em geral. Os estabelecimentos honky tonks eram lugares grosseiros, na maior parte no sul e no sudeste, que serviam bebidas alcoólicas à sua clientela de trabalhadores. Algumas vezes havia dança, onde se apresentavam pianistas ou pequenas bandas e eram algumas vezes centros de prostituição.
O primeiro gênero musical a ser conhecido como música honky tonk era um estilo de tocar piano enfatizando o ritmo mais do que a melodia ou a harmonia. O estilo surgiu em função dos pianos desses lugares serem mal cuidados e comumente tinham notas desafinadas ou sem funcionar. Tal música foi uma influência importante na formação do estilo boogie-woogie.
Durante os anos anteriores à 2ª Grande Guerra, o indústria da música começou a se referir à música honky tonk tocada desde o Texas até a Costa Oeste como música hillbilly. Mais recentemente, o termo se refere aos primórdios da música country. Originalmente tinha guitarra, violino, baixo e guitarra steel (importada da música folk havaiana). Os vocais eram anasalados no início e depois mais claros e cortantes. As letras falavam sobre a vida dos trabalhadores, com temas trágicos como amores perdidos, adultérios, solidão e alcoolismo.
Em 1950, o estilo honky tonk atingiu sua era de ouro, com a popularidade de Webb Pierce, Hank Locklin, Lefty Frizzell, George Jones e HankWilliams. Em meados dos anos 50, o rockabilly (que unia o honky tonk country ao rhythm and blues) e a música country vinda de Nashville terminou com o período de domínio do honky tonk.
Nos anos 70, o novo honky tonk era representado por artistas como Gary Stewart, Waylon Jennings, Willie Nelson, David Allan Coe e Billy Joe Shaver. Durante os anos 80, um revival do honky tonk tomou conta do cenário, começando com Dwight Yoakam e George Strait. Essa versão mais pop do honky tonk passou para os anos 90 com representantes como Garth Brooks, Alan Jackson e Clint Black.

Em todos os lugares onde li a respeito do termo, ficou claro o seguinte: refere-se sempre a coisas alegres, boemias, noitadas e música, muita música...

quarta-feira, 14 de julho de 2010

4° Moto Cristal 2010 - Cristalina GO - Show com a banda Rioclaro

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A grande festa do motociclismo brasileiro está de volta: Moto Cristal 2010! Dias 15, 16 e 17 de Julho - Mototour pela cidade de Cristalina, Shows, gincanas e a presença dos maiores motoclubes do Brasil: Pantera Negra MC, Estradeiros Sem Rumo MC, Alienígenas MC, Cangaia MC, Pelicanos MC, Falcões Raça Liberta MC, Os Kafajestes MC, Aliança MC, Águia Solitária MC, Tribo de Levi , Esquadrão de Cristo MM, El Bando MG, Stell Goose MG, Rabugentos MG, Legião Nomade MC, Os Desgarrados MC, Lesmas do Cerrado MC, Ovelhas Negras MC, Lobo Negro MC, Dragons MC, Tubarões do Velho Chico MC, Sem Regras MC, Chips MC, Mantra MC, Blues MC, Centuriões MC, Aloprados MC, Os Boca de Porco do Asfalto MC, Águias do DF MC, Di Rocha MC, Kamikazes MCC, Tubarões MC , Toca da Coruja MC, Virago MC, Só Nós MC, Os Lobos MC, Camundongos do Asfalto MC, Bruxas MC, Rota Brasil MC, Aventureiros do Asfalto MC, Vultos MC, Marcha Lenta MC, Pebas MC, Sem Rumo MC, Pão com Ovo MC, Cachaça com Farinha MC, Clube XT600 Brasília, Dragões do Cerrado MC, Esquadrão Hardia MC, Drag Star MC, Legionários MC, Feras do Asfalto MC, Pernambuco MC, Gama MC, Cobras do Asfalto MC, Desbravadores MC, Víboras do Asfalto MC, Sem Juízo MC, Vulcanas MC, Distak MC, Brasília MC, Transnitro MC, Candangos MC, Emoção em Duas Rodas MC, Estradeiros do Bem MC, Cruz de Ferro MC, Lobo Guará MC , Fulanos MC, Biela Quente MC, Serrano MC, Moto 10 MC, Kankão MC, Templários MC, Os Seca Litros MC, Arcanjos MC, Eu e Deus MC e Motociclistas Independentes de todo o Brasil.

Contato: Sérgio Cruz
Telefone: 61 . 8429.0864
Email: sergiocruzbr@yahoo.com.br
Local: Cristalina , GO
Este evento apóia ZOEIRA TÔ FORA