quinta-feira, 29 de julho de 2010

A Estrada e o Honky Tonk

Foto Miguel Mello

E lá estávamos nós, de novo, na estrada. Dia lindo, estrada longa, reta, deliciosa. Ray Titto preocupado com a velocidade que eu e Victor insistíamos em aumentar...Paulo e Renato no outro carro, felizes, com o vento nos cabelos. Foram 1.200km pra chegar à bela Niterói, onde faríamos um show memorável, relembrando antigas formações da banda, velhos amigos e muitas lembranças. No meio do caminho, Victor ao volante, Ray Titto como co-piloto e eu, atrás, tentando dormir um pouquinho, pra pegar no volante mais uma vez. Eles começam então a falar sobre o termo Honky Tonk, querendo saber mais, de onde surgiu, o que significa realmente. Sabíamos pouco sobre o assunto. Ao chegarmos ao pernoite (um hotel tenebroso, cheio de corredores e entradas estranhas), fui pro quarto e fiquei pesquisando no meu abençoado celular. Aí está então, o que é honky tonk e porque é tão forte sua presença na música da Banda.
O HONKY TONK (ou Honkatonk, honkey-tonk ou tonk) é um tipo de bar com música ao vivo comum no sul e sudeste dos EUA. O termo também é utilizado para vários estilos de música.
A origem do termo honky tonk é desconhecida. A fonte mais antiga que explica o termo é um artigo publicado em 1900 no New York Sun. Ali falava que o termo se referia ao som dos gansos, que atraíram um grupo de cowboys que acharam que o som vinha de um bar. Mas o termo já havia aparecido em publicações de 1892 e 1894, onde se referia a um estabelecimento para adultos no Texas. A porção “tonk” do nome pode ter vindo de uma marca de piano.Havia um fabricante de pianos que era a firma de William Tonk. Esses pianos eram feitos em Chicago e Nova York, e eram chamados de piano “tonk”.
O termo “honky” derivou do termo “hunky”, que era como eram conhecidos os imigrantes húngaros e poloneses. Os trabalhadores negros da época passaram a usar o termo ao se referirem a trabalhadores brancos em geral. Os estabelecimentos honky tonks eram lugares grosseiros, na maior parte no sul e no sudeste, que serviam bebidas alcoólicas à sua clientela de trabalhadores. Algumas vezes havia dança, onde se apresentavam pianistas ou pequenas bandas e eram algumas vezes centros de prostituição.
O primeiro gênero musical a ser conhecido como música honky tonk era um estilo de tocar piano enfatizando o ritmo mais do que a melodia ou a harmonia. O estilo surgiu em função dos pianos desses lugares serem mal cuidados e comumente tinham notas desafinadas ou sem funcionar. Tal música foi uma influência importante na formação do estilo boogie-woogie.
Durante os anos anteriores à 2ª Grande Guerra, o indústria da música começou a se referir à música honky tonk tocada desde o Texas até a Costa Oeste como música hillbilly. Mais recentemente, o termo se refere aos primórdios da música country. Originalmente tinha guitarra, violino, baixo e guitarra steel (importada da música folk havaiana). Os vocais eram anasalados no início e depois mais claros e cortantes. As letras falavam sobre a vida dos trabalhadores, com temas trágicos como amores perdidos, adultérios, solidão e alcoolismo.
Em 1950, o estilo honky tonk atingiu sua era de ouro, com a popularidade de Webb Pierce, Hank Locklin, Lefty Frizzell, George Jones e HankWilliams. Em meados dos anos 50, o rockabilly (que unia o honky tonk country ao rhythm and blues) e a música country vinda de Nashville terminou com o período de domínio do honky tonk.
Nos anos 70, o novo honky tonk era representado por artistas como Gary Stewart, Waylon Jennings, Willie Nelson, David Allan Coe e Billy Joe Shaver. Durante os anos 80, um revival do honky tonk tomou conta do cenário, começando com Dwight Yoakam e George Strait. Essa versão mais pop do honky tonk passou para os anos 90 com representantes como Garth Brooks, Alan Jackson e Clint Black.

Em todos os lugares onde li a respeito do termo, ficou claro o seguinte: refere-se sempre a coisas alegres, boemias, noitadas e música, muita música...

Nenhum comentário:

Postar um comentário