sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Três Helicópteros e pouca água - CERRADO EM CHAMAS!


CERRADO EM CHAMAS
Além dos atendimentos de emergência, principalmente em acidentes automobilísticos, na seca, os três helicópteros do Corpo de Bombeiros são acionados praticamente apenas para avistarem os focos de incêndio nos lugares de mais difícil acesso e medirem a extensão de queimadas. As aeronaves podem carregar uma bolsa com água de 200 litros, mas com quantidade insuficiente. “É praticamente ineficaz o combate a incêndio com o helicóptero, pois ele leva pouca água. Serve mais para refrescar a equipe em terra que apagar o fogo”, afirma o tenente-coronel Paulo Roberto, porta-voz da corporação.
Corporação evitou tragédias
Com o agravamento da estiagem, o consequente aumento de incêndios e a falta de apoio aéreo e picapes, os 150 bombeiros do Grupamento de Proteção Ambiental têm trabalhado no limite. Chegam a passar as 12 horas de plantão sem comer para evitar o alastramento do fogo. O comando prioriza as ocorrências em reservas ambientais e em áreas onde as labaredas ameaçam propriedades rurais e casas. A estratégia tem dado certo. Mesmo com as deficiências, a corporação evitou tragédias. Até agora, não houve acidentes graves nem a destruição de parques ecológicos, como em anos anteriores.


foto Adriano Gambarini

3 comentários:

  1. A informação sobre o emprego do Helicóptero no combate a incêncio está totalmente equivocada, primeiramente o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal não possui 3(três) helicópteros, e sim 2(dois), sendo que a menor de suas aeronaves(helicóptero Esquilo) tem capacidade para transportar 500 Litros de água para combate a incêndio, e a maior(Helicóptero EC-135) trasnporta 700 Litros para o combate. A informação de que esta água serve apenas para refrescar os militares que estão combatendo o incêndio, é absurda, imaginem 500 ou 700 litros de água lançados a 100km por hora aproximadamente de uma altura que varia de 10 a 15 metros sobre a cabeça de um ser humano, acho que vai doer!
    Na verdade o combate a incêndio com lançamento de água por helicópteros é muito eficiente desde que seja bem coordenado com as equipes em terra, tanto que o mundo inteiro utiliza esta técnica em incêndios florestais e com máquinas iguais ou semelhantes às que o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal possui. Portanto desconsiderem o conteúdo da informações apresentadas na matéria!

    ResponderExcluir
  2. Recado dado, recado postado. No entanto, é bom lembrar que não faltou respeito ao Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. Obrigado pelos esclarecimentos. Em tempo: um helicóptero Esquilo pra combater fogo no Cerrado é uma piada!

    ResponderExcluir
  3. Vale lembrar também que a informação foi dada pela própria corporação, como diz a reportagem... Em tempo: Os bombeiros realmente possuem duas aeronaves, 1 Esquilo AS350 e 1 EC135, aeronaves largamente utilizadas por Bombeiros do mundo todo...

    ResponderExcluir