quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A raça Paint Horse

Esta raça deve o seu nome à sua original coloração: Paint Horse significa “cavalo pintado”. Também muitas vezes apelidados de calico, screwbalds ou peidbalds, estes cavalos apresentam padrões distintos compostos por várias cores, sendo uma delas o branco. O Paint Horse é um cavalo ágil e resistente. Inteligente, está sempre disponível para trabalhar, passear ou mesmo galopar.
Com um porte médio, o Paint Horse tem um dorso curto, mas pernas longas. Apresenta uma cabeça fina, orelhas médias e olhos vivos.
 Tem uma pelagem característica, pela qual é reconhecido. A maior parte dos cavalos apresenta branco misturado com outra cor, geralmente preta, lazã, ruço, castanha e baia. Menos frequente é a ocorrência de ruão, palomino ou cinzento. Existem quatro tipos de pelagem:
• Sólido – ao contrário do que se pensa, existem cavalos Paint Horse de cor sólida. Estes têm de ser filhos de dois Paint Horse previamente registrados. Contudo, estes cavalos não podem ser registrados como Pintos;
• Tobiano – é uma das combinações mais comuns. Caracterizada por marcas redondas de cor branca no pescoço e peito, e cores escuras no dorso ou flancos. A cabeça é escura, as patas brancas e a cauda geralmente bicolor;
• Overo – Marcas menores e irregulares espalhadas aleatoriamente pelo corpo. Esta pelagem é mais escura do que branca, apesar de a cabeça ser branca com marcas assimétricas de cor mais escura. Pelo menos uma das patas deve ser escura e as manchas brancas não devem ultrapassar o dorso. Estes cavalos podem apresentar olhos azuis.
• Tovero – É uma mistura entre o tobiano e o overo. Pode dar origem a cavalos de olhos azuis com a cabeça escura ou as quatro patas brancas, por exemplo.

Influências
A influência espanhola é visível tanto na cor como no porte. Também o Puro Sangue Inglês aqueceu o temperamento do Paint Horse, dando-lhe maior velocidade.
Em meados do século XX, foi criada uma associação de proteção do cavalo malhado, a Pinto Horse Association que aceita o registro de qualquer raça, desde que apresente os requisitos de pelagem supre-citados (excetuado a cor sólida). Uma década mais tarde, foi formada a American Paint Horse Association que apenas registra os cavalos que apresentem a mesma pelagem e tenham sangue de Puro Sangue Inglês, de Quarter Horse e Paint Horse. Em última análise, todos os animais registrados neste clube podem ser registrados como Pintos, sendo a única exceção os cavalos Paint Horse de cor sólida, mas nem todos os Pintos são aceites como Paint Horse.
Devido à diversidade de portes dos cavalos que aparecem registrados como Pintos, é difícil considerar o Pinto como uma raça no sentido tradicional da palavra, aproximando-se mais de uma pelagem-tipo, aquilo a que se chama “color breed”, registros que se baseiam na cor e não na ascendência do cavalo.
O Paint Horse é um cavalo versátil, usado tanto para lazer, como também em corridas planas, provas de obstáculos, etc. O Paint Horse é, sobretudo, usado para a lida do gado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário