sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Cavalos, butias, pampa, avio, munaia, Brasil!







BRASIL BRASILEIRO
Estive recentemente na Serra Gaúcha para 4 dias de cavalgada por aquela bela paisagem. Aprendi várias coisas. Ouvi e vi curicacas pica-paus do campo, gralhas azuis, noivinhas do rabo preto, carcarás, gaviões chimango, saracuras, sabiás do campo, pica-paus verde rajado, siriemas, graxains do mato, jacus, veados do campo. Vi a majestosa araucária. Aprendi que nosso idioma é tão rico, que precisei de tradução para enterder as músicas. Versos como "onde se embala minha alma de campeiro, atraído pelos luzeiros das miradas querendonas"," me enfrasco e canto um tango pras gurias, que sou filho de uma tia da empregada do gardel", "me lendo a mão uma cigana disse tudo, ou capam esse cuiudo ou emprenho toda a nação". Músicas tristes, engraçadas, alegres, de todos os tipos, mas todas elas mostram o amor pelo campo, a identidade gauchesca, a influência dessa nossa América tão latina. Aprendi que o aperto de mão de um campeiro é forte, sincero, e que realmente sela uma amizade. Ouvi termos como "Quero comer um vazio" (comer fraldinha),
Gaudério, (gaúcho sem eira nem beira que vive solto),
Pingo- (cavalo bom)
Tapado de nojo ( a forma mais definitiva de detestar algo), "Me cairam os butias do bolso" (fiquei impressionado), "Avio" (isqueiro),
"Demorou um eito" (demorou muito)
"Munaia" (baita, muito)..
"Pilchado" (vestido com a vestimenta completa do Gaúcho)
Aprendi que cavalos usam arreio, basto, serigote, casquinho . Aprendi que suas pelagens são diferentes das que conheço: gateado rosilho ruivo, baio ruano, palomino, picaço, zaino...
Aprendi que o cavalo crioulo é talvez uma das melhores raças que já vi: fortes, destemidos, rápidos e muito, muito meigos, além de extremamente resistentes. Aprendi tanto. Mas aprendi sobretudo que meu país vale a pena, que minha ascendência tem valor, que meu continente é rico em sons, nuances, fauna e flora. Que cada cantinho tem um valor inestimável e que nosso povo tem que ser cultuado. Ir a Paris deve ser maravilhoso, sem dúvida. Mas ir ao BRASIL é mais maravilhoso ainda. Obrigada Paulo Hafner e Angela Hafner por me mostrarem isso. Que a Campofora continue abrindo o coração das pessoas. Com certeza hoje, sou uma pessoa melhor.


Renata Varella

Nenhum comentário:

Postar um comentário