sábado, 19 de novembro de 2011

Não é beija-flor é caga-sebo

A cambacica é um pássaro muito bonito e barulhento. Apesar do tamainho - pouco mais de 10 cm - emite um canto que chama muito a atenção. Seu nome científico é "Coereba flaveola" e ela recebe muitos nomes populares Brasil afora: mariquita, cabeça-de-vaca, sebito, papa-banana, sebinho. Em Ibiraçu (ES) e Niterói (RJ), é chamada de caga-sebo. Alimenta-se de frutas, néctar e pequenos insetos. Adora bananas, tanto que em Inglês seu nome é Bananaquit. Vive do México para baixo em toda a América.




Existe em todos os países da América do Sul, com exceção do Chile. No Brasil, está presente em todo o território, com exceção de algumas áreas de densas florestas na Amazônia. Vive solitária ou aos pares na época da reprodução. Fêmeas e machos são idênticos. É muito agressiva, sendo comum presenciarmos brigas entre indivíduos acabarem agarradas no chão. Na minha casa, aqui em Brasília, elas brigam com o reflexo nas vidraças das janelas. Curiosamente, constroem dois ninhos, um para a reprodução, feito pelo casal, e outro construído solitariamente para e descanso e para o repouso noturno. Normalmente o ninho para descanso é feito pendurado na ponta de um galho, funcionando como um saquinho de dormir..



 
Quem quiser ouvir o maravilhoso canto clique http://www.xeno-canto.org/browse.php?query=coereba+flaveola

Por: Geremias Pignaton
FONTE: Blog do Gerê

Um comentário:

  1. Muito obrigado pela informação, pois sou de Niterói e aqui tem muitos desses , apaixonantes, a melhor vista da manhã e tarde são eles vindo comer as frutas e água que coloco a disposição. Grande abraço irmãos.

    ResponderExcluir