quarta-feira, 2 de junho de 2010

Os 80 anos de Clint Eastwood


Para todos nós da banda Rioclaro, depois de John Wayne, Clint é o maior cowboy da história do cinema, mas também é considerado um dos maiores cineastas da atualidade, Clint Eastwood completou 80 anos segunda dia 31. Ícone do cinema nos anos 60, 70, 80, 90 e 2000, o ator, diretor e produtor passeou por vários gêneros (faroeste, drama, policial, guerra, romance), sempre tendo como destaque um trabalho sério e cuidadoso. A cara quase sempre fechada e as falas repletas de mau humor dos seus personagens, no entanto, não escondem outra característica que torna Eastwood um diretor genial: a sensibilidade.

Mesmo depois de ter declarado que não iria comemorar seus 80 anos e que não queria presentes, o cineasta ganhou uma homenagem da Warner Bros., da qual é contratado desde 1975. A empresa lançou, nos Estados Unidos, a coleção Clint Eastwood, com 35 filmes em que ele trabalhou como diretor e/ou ator. O box é composto por 19 DVDs e é o maior já lançado com obras de um único artista. Na seleção, antigos clássicos e filmes mais recentes, como O Desafio das Águias (1969) e Gran Torino (2008). No Brasil, a caixa é vendida por R$ 673,50.

Fanático por jazz e exímio pianista, o diretor, que nasceu em São Francisco, Califórnia, insere sempre que possível o gênero musical na trilha sonora dos seus longas, que contam também com sua colaboração como compositor. "Vi uma foto do Clint, no set de As Pontes de Madison, em que ele estava ajeitando um refletor. Isso é de uma sensibilidade incrível. Se o cinema fosse uma entidade religiosa, o Clint seria um dos santos no altar", diz o diretor Walter Carvalho. Ao todo, Eastwood já dirigiu 33 filmes, o que faz dele um dos cineastas mais produtivos de todos os tempos.
Parabéns, ClinT!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário