quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Final da gravação do Álbum Chão Vermelho

CANTANDO O CERRADO

banda Rioclaro
agosto, setembro e outubro de 2008

Foram os meses compondo as músicas "Chão Vermelho", " O Rio", " Balada Country", " Seu Lugar", " Tião de Deus", " O Alforje", " Luar do Cerrado". " Nove Longas Noites" e " O Vento Levou".
Apenas "Engenho do Mato", " Minha Capital" e "Longneck" não foram escritas naqueles dias.
Novembro de 2008
Em poucos ensaios, testamos as novas músicas. "Longneck" já fazia parte dos shows desde julho.
Dezembro de 2008
Tínhamos 12 novas canções para o disco. Começaram os primeiros ensaios e decidimos que Chão Vermelho seria o nome o novo álbum.
Janeiro 2009
Antes de entrarmos no GR 01 Studio, passamos muitas tardes na pré produção do álbum Chão Vermelho. Daí, definimos e escrevemos os arranjos.
Fevereiro 2009
Gravamos as guias de cada canção no estúdio de Victor Lacombe e assim, ganhamos tempo no GR 01 para as gravações dos takes originais.
Março 2009
Começamos a gravar as baterias. Gravar um álbum com 12 canções próprias e em português, pode ser algo bem normal para uma banda de rock, mas acreditem: isso pouco acontece com as bandas countries brasileiras. O GR 01 é um bom estúdio na cidade de Taguatinga ( DF ) com uma sala para voz e instrumentos e no fundo existe outra de batera. Parece um pequeno altar de centro de macumba... Com os mesmos mistérios. Por isso, o som da bateria de Victor nem vai precisar daqueles efeitos adicionados depois da gravação, é pura "Mandinga".
Renato gravou os baixos umas duas semanas depois . Seus takes foram tocados com pegadas à la Stu Cook. Acho que parte das canções do álbum vieram das prosas com o Renato antes dos ensaios . O cara é o mais pisicodélico da banda e isso trouxe "imagens", "alucinações" e certa "melancolia" para o disco. Esse lance, pode ser deprimente na hora de escrever, no entanto oferece "reflexão". Essas coisas são bacanas pro nosso Rockizin Rural, então, por que não?
Abril 2009
Tivemos a participação, muito especial, de Thiago Cruz tocando violino em 5 faixas. Então, amigos... Usando duas sessões, de seis horas por semana, gravei 23 violões nas 12 faixas. Só saía do estúdio para - como diz nosso engenheiro de som, Grillo - "pitar un cigarrin ". Paulo gravou pedal steel em 4 faixas.
Maio 2009
Victor Lacombe convidou um amigo para tocar pandeiro em "Engenho do Mato" e fazer percussão em outras faixas. Camacho começou a gravar suas guitarras. Depois disso, Paulo Steel gravou banjo em "Chão Vermelho", "Nove longas noites" e "Seu lugar" e dobro em " O Alforje", " Engenho do Mato", " Luar do Cerrado" e "Chão Vermelho".
Junho 2009
Camacho finalizou os takes de gaita, guitarra base e solo. Em seguida, Paulo também fez suas guitarras bases e solos. Acreditem: as canções estávam soando muito bem.
Julho 2009
Grillo colocou seu acordeom mágico em 3 faixas e eu comecei a gravar as vozes.
Buscando o som do "Chão Vermelho" pesquisamos muito o que a galera do country americano tá fazendo nos dias de hoje. O que aconteceu foi naturalmente diferente. Graças a poeira do Cerrado e aos nossos velhos álbuns de Allman Brothers, Creedence, Sá, Guarabira e do Rodrix.
Agosto 2009
Terminamos as vozes principais e com a participação especial de Joe para produzir os vocais.
Setembro 2009
Gleno Rossi participou cantando "Tião de Deus" ( Um tributo à Tião Carreiro ) e Aquiles Junior dividiu os vocais comigo em " Nove Longas Noites". Certa vez escrevi uma versão, mas os caras da editora não liberaram. Assim, usei parte daquela letra em " Nove Longas Noites", que numa nova melodia ficou mil vezes melhor. Gravamos e editamos os Hiding tracks - gravações entre as músicas que vão ilustrar o álbum - e isso deu um clima bem bacana.
Agora entramos na fase da mixagem que é um processo que vem após a gravação das músicas e de muita importância na produção final de uma música. Na mixagem faremos o balanço final entre tudo o que foi gravado, estabelecendo os níveis de volume e timbre, de cada instrumento na música. Todos os instrumentos que foram gravados em canais separados, serão integrados para formar a música da maneira que ela será ouvida, para isso, deveríamos ter passado exatamente o que desejamos ter como resultado final para o Grillo, mas... Pobre homem... Eu disse pra ele:

- Grillo, preciamos de um som com se estivéssemos tocando numa boate vazia em 1973, deu pra entender?

- Uai, sómeeeeeeente!!! Disse ele.

Bom, tá no finzin galera. Enquanto isso Aquiles Junior, depois de gravar seus takes, deixou esse recado:

Expresso Rioclaro



Senhoras e Senhores sejam bem-vindos ao Expresso Rioclaro,
que parte agora deste chão vermelho com destino a qualquer lugar
deste Brasil de meu Deus...
feche bem os olhos e curta a viagem...
Ao pegar a estrada basta ouvir a sua imaginação.
Pelejando com a sorte nas curvas a poesia é sincera...
a saudade é a sina de cada esquina e a paixão inundará o seu andarilho coração...
boa viagem!!!
Aquiles J C Junior
Publicado no Recanto das Letras em 18/09/2009
Código do texto: T1816753


Ray Titto

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