quinta-feira, 30 de julho de 2009

10 anos de Estrada Country - 1ª Parte Itaocara


por do sol na serra da bolívia
Foi numa breve reunião no bar do Agostinho - em Santa Rosa - que: eu, Marcelo Morcego, Ernani Junior e Cláudio Lós decidimos montar uma nova banda.

O nome Rioclaro & Santamaria veio de velhas lembranças de uma viagem ao sul do estado do Rio de Janeiro, quando pegamos uma carona na boléia de um caminhão, também existia a vontade de não seguir os nomes americanos usados pelas bandas countries brasileiras .

ernani junior




Os primeiros passos foram gravar " Solidão de Cowboy", produzido e gravado no estúdio de Kakao Figueiredo, e sair estrada afora.
Meses depois, indo para o noroeste, um trem da R.F.F.S.A. deixava outra manhã de 1999 para trás quando comentávamos sobre nossa primeira apresentação na região. Naquela época, éramos da banda Cadillac 55.

cláudio lós


Essa mesma estrada nos recepcionou sem qualquer destino e nos levou até um cara chamado Carlão D8, que venderia nossos shows para os rodeios de Santo Antônio de Pádua, para a festa de Valão do Barro e de Monte Alegre.



- D8 é de Itaocara ( tirando as aranhas caranguejeiras ) um lugar bom de viver; uns bares; lindas praças; lindas mulheres; um rio; Delei Falante e a galera de um lado para o outro ouvindo a Rádio Embalo FM. É o nosso Wolfman Jack, cara!!! Disse Marcelo Morcego.
marcelo morcego

castelinho

O sol brilhava manso sobre o parque São Clemente... Cheio de lagos, ilhas, pontes metálicas e os verões e outonos de outras estradas voltavam em cada estória contada por cada um de nós.

Passamos pelo Rio Grande, por Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, Poço Feio e Riograndina. Agora, alí bem perto, a admiração pressentida, na beirinha do Rio Paraíba do Sul: Itaocara!


Rodamos suavemente até o centro da cidade. Morcego trocou o CD, dizendo que a música da chegada tinha de ser “Thoughs of a fool” e silenciosamente ouvimos cada nota da canção de George Strait. Era uma tarde bonita e com o desejo que acima de nós houvessem as bençãos do céu, estendendo-se até dentro de nossos corações.

Nos aproximamos de um bar perto da praça muito limpa e encontramos uns caras. Perguntamos pela rádio Embalo FM. Eles disseram que o cara forte ainda era Carlão D8.

praça da matemática


-Dá uma passada lá! Ele deve estar entrando no ar agora. - Sugeriu um deles.


E lá estava D8. Surpreso com nossa visita e com uns cartazes de rodeio nas mãos.

- Que porra de chapéu é esse Morcego, virou pistoleiro? -

ray titto


(Morcego)

-Mudamos o nome da banda, e viemos te mostrar o nosso CD demo.

(D8)

- Vão me dizer agora que são sertanejos?

- Não cara, só estamos tocando algumas de nossas músicas... Mas, é country.

(D8)

- Mas, sertanejo é que dá dinheiro, meu filho !!!



(Morcego)

- Pô... Cê sabe,né?!?

(D8)

- Se for bom eu toco!!! - Disse D8.
Então, ele ligou o microfone e começou a falar da banda: "Eles não tem medo do novo, dão passos perigosos... Um sentimento cowboy os envolveu como a névoa da madrugada, agora sob uma larga aba de chapéu; o brilho extasiante da lua; ávida por corações apaixonados... Quem mora na beira da estrada? Quem mora na Mantiqueira? Quem? Quem, boi-tá-tá? Aqui... Eles... A banda que o vale pediu.!

D8 tocou “Solidão de um cowboy” e quando o sol se foi vermelho, a gente estava fazendo nosso primeiro programa de rádio.


Das ruelas de pedras até a beira do Rio Paraíba, por toda a cidade e por todo o vale, nossa canção vinha dos carros, bares e lojas. Observei o céu, com atenção além de qualquer lugar, vi os versos escritos numa noite de chuva, agora pertencendo a todas as noites.
BannerFans.com
ray titto 1999


Com D8, também assinamos para abrir a II Expo de Itaocara, o primeiro show da banda. O que mais havia para fazer, na bela Itaocara ?

-Loucuras da noite!?! - Disse Morcego.

Aqui e assim, começou a Banda Rioclaro.
Ray Titto





fotos de Guillermo Planel e Ronaldo Amaral dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário