Sergio Moraes, 35 anos de experiência com cavalos, viveu nos Estados Unidos 8 anos, onde se graduou pelo programa de treinadores certificados em horsemanship do renomado John Lyons, com duração de um ano, sendo um dos mais completos e prestigiados programas do gênero na America, que forma apenas 20 profissionais por ano. Sergio e o único treinador certificado por esse programa na America Latina. Sergio Moraes tem treinado cavalos e ministrado cursos no Colorado, Florida, Texas e Louisiana. Voltou ao Brasil ha um ano e ja ministrou 20 cursos em todo pais com grande sucesso, sendo entrevistado em programas como Globo Rural, Recorde Rural, Terra Viva, Canal Rural alem de diversas rádios, jornais e revistas especializadas. Ele diz:
- Comecei a montar cavalos aos 6 anos de idade, quando ganhei de meu avô minha primeira égua, Bonanza, uma mangalarga pampa. Comecei montando na fazenda da família, trabalhando com gado em cavalos mestiços mangalarga, o que fiz até a adolescência. Já adulto, passei para o hipismo clássico fazendo salto por vários anos. Mais adiante, voltei ao Western e treinei rédeas com o Franco Bertolani.
Durante mais de 20 anos, tive uma carreira na área de Marketing, mas sempre sonhando com o dia em que poderia me dedicar integralmente aos cavalos. Até que um dia criei coragem, larguei tudo, e parti para os Estados Unidos com o firme propósito de trabalhar e viver de cavalos. Nos primeiros meses fiz de tudo, limpei estábulos, dei banho em cavalos, consertei cercas, só esperando uma oportunidade para começar a montar e treinar. Durante 8 anos, treinei cavalos na Flórida, Texas e no Colorado, para diversos ranchos.
No Colorado trabalhei durante 4 anos com Pam Fisher, membro da United States Equestrian Team (Equipe Olímpica), fui durante 3 anos Gerente Geral do Ruffian Stables em Aspen. Também fui Wrangler (guia de cavalgadas) do Porter Ranch nas famosas e selvagens Rocky Mountains.
Ainda assim, sentia falta de ter uma educação mais formal na área eqüestre. Pesquisei diversos cursos e programas disponíveis nos Estados Unidos, tanto em faculdades como com os mais famosos treinadores. De tudo que pesquisei, cheguei a conclusão que o método desenvolvido por John Lyons é o mais simples, coerente e abrangente. Nessa pesquisa, acabei tendo a oportunidade de assistir alguns vídeos de John Lyons, o que acabaria por mudar minha maneira de treinar para sempre.
Além da minha experiência com cavalos e horsemanship, trago mais de 20 anos de experiência em marketing e treinamento de equipes, o que me auxilia grandemente em meus cursos no tocante a dinâmica e didática, fazendo com que o aluno aprenda com motivação e guarde esta experiência única para sempre. Horsemanship e a capacidade humana de criar uma unidade com o cavalo utilizando “feel, time and balance”. Isso e atingido através do entendimento da mente do cavalo. O resultado é um animal calmo, feliz, que exibe flexibilidade, flexionamento, energia, confianca, necessarios para qualquer modalidade eqüestre.